Pular para o conteúdo principal

Catolicismo: Doutrinas e Dogmas - parte 2


- As Escrituras – “Foi a Tradição Apostólica [1] que levou a Igreja a discernir quais os escritos que deviam ser contados na lista dos livros sagrados” (Catecismo #120). O cânone das Escrituras – que a Igreja Católica chama de “Sagrada Escritura” é composto por 46 escritos do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento [2]. “Os quatro Evangelhos – de Mateus, Marcos, Lucas e João –, por serem o principal testemunho sobre a vida e a doutrina de Jesus, constituem o coração de todas as Escrituras e ocupam um lugar único na Igreja.” (Compêndio #22). Para os Católicos dois personagens são considerados, na Sagrada Escritura, as principais testemunhas de obediência da fé: Abraão, pai dos fiéis, e a Virgem Maria (Compêndio #26). Hoje, diferente do passado [3], a Igreja Católica incentiva seus membros a lerem as escrituras (Compêndio #24).

- O Homem. Para a doutrina católica o homem é a suprema criação divina (Compêndio #63) – “um ser capaz de Deus”, que por intermédio de Cristo, pode ser adotado como filho de Deus. “O homem é criado à imagem de Deus no sentido de que é capaz de conhecer e de amar, na liberdade, o próprio criador” (Compêndio #66). Deus criou o homem para “conhecer, servir e amar Deus” (Compêndio #67). O homem é um ser dual: composto de espírito – ou alma – e matéria – ou corpo (Compêndio #69). A alma espiritual vem de Deus – e “separa-se do corpo por ocasião da morte” – mas não perece e volta a unir-se ao corpo “no momento da ressurreição final” (Compêndio #70). A Igreja Católica tem a importante função de orientar o homem na jornada terrena rumo ao céu. Ela realiza isso através de sacramentos (ordenanças), festas sacras, perdão de pecados e ensino dos mandamentos. Por isso a Igreja entende que deve evangelizar o mundo, conforme ordem expressa do Senhor Jesus Cristo em Marcos 16:15.

- A Criação. Para os católicos o relato bíblico da Criação é verídico. Deus criou o universo do nada (ex nihilo) (Compêndio #54). A Trindade criou o mundo em seis dias (Compêndio #51, 52, 54). Deus o fez por amor e para cumprir seus “divinos designíos salvíficos” (Compêndio #50).

- A Queda de Adão e Eva. “O homem tentado pelo diabo, deixou que se apagasse em seu coração a confiança em relação a seu Criador e, desobedecendo-o, quis se tornar “como Deus” sem Deus, e não segundo Deus (Gênesis 3:5). Assim, Adão e Eva perderam imediatamente para si e para todos os seus descendentes a graça da santidade e da justiça originais” (Compêndio #75). Por causa da Queda de Adão e Eva, ao comerem do fruto proibido, o pecado original entrou no mundo. “O pecado original, no qual todos os homens nascem, é o estado de privação da santidade e da justiça originais. É um pecado por nós ´contraído´, não ´cometido´; é uma condição de nascimento e não um ato pessoal”. Essa transmissão pecaminosa, reconhece a Igreja católica, “permanece um mistério que não podemos compreender plenamente” (Compêndio #76). Em consequência da Queda a natureza humana “está ferida em suas forças naturais, submetida à ignorância, ao sofrimento, ao poder da morte e inclinada ao pecado. Essa inclinação é chamada concupiscência.” (Compêndio #77). Depois da Queda Deus não abandonou o homem e enviou Cristo para redimi-lo. Por isso a Queda é chamada de “feliz culpa” (Liturgia da Vigília pascal, Compêndio #78).

- Pecado. “Pecado é uma palavra, um ato ou um desejo contrários à Lei Eterna” (Santo Agostinho, Compêndio #392). “Pecado é a ação livre e consciente do homem por meio do qual ele transgride as leis divinas. Trata-se de um ato de desrespeito a misericórdia e a justiça infinitas de Deus, que nos deu a lei e a graça de Cristo para que vivêssemos apartados do pecado e encontrássemos definitivamente a salvação e a vida eterna. (...) “Existem os pecados veniais e os pecados mortais. Os veniais são os pecados perdoáveis pela via sacramental, através da realização de obras penitentes. A Igreja recomenda vivamente a confissão dos pecados veniais. O pecado mortal é a falta de moral, que sempre, que sempre elimina a graça divina da nossa lama, rompendo a amizade do homem com Deus”. (Silvano Tenório, “Conhecendo sobre crenças e religiões, ed. 02, “Catolicismo”, CASE EDITORIAL, pg. 12).
“A variedade de pecados e grande (...) podem-se distinguir pecados de pensamento, de palavra, de ação e de omissão” (Compêndio #393) porém, em relação a gravidade, como já mencionado, os pecados se distinguem em mortal e venial (Compêndio #394). O pecado mortal é quando três elementos se reúnem: matéria grave, plena consciência do agente e consenso deliberado. É perdoado “ordinariamente” mediante os sacramentos do Batismo e da Penitencia ou Reconciliação (Compêndio #395). Já o pecado venial é o relacionado a matéria leve (ou grave mais sem plena consciência). Ele não rompe a aliança com Deus, mas enfraquece as virtudes – e “mercê penas purificadoras temporais” (Compêndio #396). A repetição do pecado leva ao vício (Compêndio #397). Os vícios podem estar unidos aos sete pecados capitais: soberba, avareza, inveja, ira, impureza, gula e preguiça (Compêndio #398). Na teologia da Igreja Católica há também o que se chama de estruturas do pecado – que “são situações sociais ou institucionais contrarias a lei divina, expressão e efeito de pecados pessoais” (Compêndio #400).
“As indulgências são a remissão diante de Deus da pena temporal merecida pelos pecados, já perdoados quanto à culpa, que o fiel, em determinadas condições, adquire para si mesmo ou para os defuntos mediante o ministério da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui o tesouro dos méritos de Cristo e dos Santos” (Compêndio #312)

- Ordenanças e Rituais. “Por meio dos Sacramentos, Cristo comunica aos membros do seu Corpo (Sua Igreja) o seu Espírito e a graça de Deus que produz os frutos de vida nova, segundo o Espírito. Enfim, o Espírito Santo é o Mestre da oração” (Compêndio #16). A Igreja Católica possui sete sacramentos: batismo, crisma, eucaristia, penitência, unção de enfermos, matrimonio e ordem.
O Batismo é um rito essencial – e o primeiro – que consiste em “imergir na água o candidato ou em derramar água sobre sua cabeça, enquanto é invocado o Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Compêndio #256). Qualquer pessoa não batizada pode receber o batismo (Compêndio #257). A Igreja Católica batiza crianças por que as mesmas nasceram com “o pecado original” e precisam “ser libertadas do poder do Maligno e ser transferidas para o reino da liberdade dos filhos de Deus.” (Compêndio #258). Realiza o batismo o bispo e o presbítero ou o diácono (no caso da Igreja latina). Porém, em caso de necessidade qualquer pessoa “que tenha a intenção de fazer o que faz a Igreja” pode batizar (Compêndio #260). Hoje a Igreja católica não diz que as criancinhas mortas estão destinadas ao limbo ou ao inferno [4], mas que são confiadas à misericórdia de Deus (Compêndio #262).
O Crisma ou Confirmação “confirma e consolida a graça batismal” (Compêndio #266). Este rito é realizado com a unção de um óleo misturado com bálsamo (consagrado pelo bispo), “que se faz com a imposição da mão por parte do ministro que pronuncia as palavras sacramentais próprias do rito” (Compêndio #268).
A Eucaristia (Santa missa, Ceia do Senhor, Memorial da Paixão, etc.)é “o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que ele instituiu para perpetuar pelos séculos” (Compêndio #271). Este rito é desdobrado em “dois grandes momentos”: proclamação da Palavra de Deus e apresentação do pão e do vinho (Compêndio #277). A transubstanciação – conversão literal de toda substancia do pão no Corpo de Cristo e de toda a substancia do vinho em Seu Sangue é real para os católicos, mesmo que “as caraterísticas sensíveis do pão e do vinho (...) permaneçam inalteradas” (Compêndio #283). Os fiéis da Igreja Católica devem participar obrigatoriamente da Santa missa todo domingo e nas festas de preceito (Compêndio #289).
A Penitência é a confissão dos pecados a um sacerdote. “É o sacramento que dá ao cristão católico a oportunidade e reconhecer as suas faltas e, se delas estiver arrependido, ser perdoado por Deus. O reconhecimento das faltas é a sua confissão a um sacerdote, que a ouve em nome de Deus e concede ao fiel o perdão ainda em nome de Deus. (...) Um dos mais rígidos deveres impostos a um sacerdote pela Igreja é o segredo da confissão.” (Silvano Tenório, “Conhecendo sobre crenças e religiões, ed. 02, “Catolicismo”, CASE EDITORIAL, pg. 15).
Unção dos Enfermos. “É o sacramento pelo qual o sacerdote reza e unge os enfermos para estimular-lhes a cura mediante a fé” (Silvano Tenório, “Conhecendo sobre crenças e religiões, ed. 02, “Catolicismo”, CASE EDITORIAL, pg. 15).
Matrimonio. É o sacramento que une homem e mulher. A Igreja Católica não realiza casamentos entre pessoas do mesmo sexo, e nem aceita a bigamia ou poligamia. “O caráter impresso pelo matrimonio se dissolve com a morte de um dos cônjuges. A morte de um dissolve o casal, extinguindo o matrimonio. Outra característica do sacramento do matrimonio é que não é ministrado pelo sacerdote, mas pelos noivos que, realizando-o perante a Igreja, pedem e recebem do sacerdote a bênção para a nova família que nasce” (Silvano Tenório, “Conhecendo sobre crenças e religiões, ed. 02, “Catolicismo”, CASE EDITORIAL, pg. 16).
Ordem. Tal sacramento visa conferir autoridade para as funções e ministério eclesiásticos. É dividido em três graus: episcopado, presbiterado e diaconato. O primeiro “confere a plenitude da ordem, torna o candidato legítimo sucessor dos apóstolos e lhe confia os ofícios de ensinar, santificar e reger.” O segundo grau “configura o candidato ao Cristo sacerdote e bom pastor. É capaz de agir em nome de Cristo cabeça e ministrar o culto divino”. O terceiro “confere ao candidato a ordem para o serviço na Igreja, através do culto divino, da pregação, da orientação e, sobretudo, da caridade.” (Silvano Tenório, “Conhecendo sobre crenças e religiões, ed. 02, “Catolicismo”, CASE EDITORIAL, pg. 16).

_____________
[1] Tradição Apostólica é “a transmissão da mensagem de Cristo, realizada desde as origens do cristianismo, mediante a pregação, o testemunho, as instituições, o culto, os escritos inspirados. Os Apóstolos transmitiram a seus sucessores, os bispos e, por meio deles, a todas as gerações até o final dos tempos o que receberam de Cristo e aprenderam do Espírito Santo” (Compêndio #12). Essa Tradição “se realiza de duas maneiras: com a transmissão viva da Palavra de Deus (...) e com a Sagrada Escritura” (Compêndio #13). “A Tradição e a Sagrada Escritura estão em estreita ligação e comunicação entre si (...) constituem um só sagrado depósito da fé, de onde a Igreja haure a própria certeza sobre todas as coisas reveladas.” (Compêndio #14)

[2] A Igreja Católica reconhece alguns livros a mais como integrantes da Bíblia e como obras-sagradas: Tobias, Judite, Macabeu I, Macabeus II, Sabedoria, Baruc, Abdias: http://www.bibliacatolica.com.br/ 

[3] Apenas no II Concílio do Vaticano, na década de 60, tal prerrogativa foi determina (Const. dogm. Dei Verbum, 25: AAS 58 (1966) 829: cf. São Jerónimo, Commentarii in Isaiam, Prologus: CCL 73, 1 (PL 24, 17)). Antes disso, conforme explicou o Elder James E. Talmage, no inicio do Catolicismo “os supremos pontífices exerciam seus poderes autocráticos [pois restringiam] a leitura e interpretação das escrituras. O mesmo conselho de Trento, que repudiava a autoridade ou culpava os atos dos oficiais da Igreja em relação ao escandaloso tráfico de indulgências, prescreveu um regulamento mais rígido, proibindo a leitura das escrituras pelo povo. Assim, “uma lei severa e intolerável foi decretada com respeito a todos os intérpretes e expositores das escrituras, pela qual eram proibido de explicar o sentido desses livros divinos, em matéria de fé e prática, para não falarem uma língua diferente daquela da Igreja e dos antigos doutores. A mesma lei ainda declarava que só a Igreja (isto é, seu dirigente, o pontífice romano) tinha o direito de determinar o verdadeiro sentido ou significado da escritura. Para completar a medida desses procedimentos tiranos e iníquos, a Igreja de Roma persistia obstinadamente em afirmar, ainda que nem sempre com a mesma imprudência e clareza, que as escrituras sagradas não foram feitas para as multidões, mas só para o uso de seus mestres espirituais; e, em consequência, ordenou que esses relatos divinos fossem tirados do povo em todos os lugares onde fosse permitido executar seus mandos imperiosos”. (Mosheim, “Ecclesiastical History”, Sec. XVI, parte I cap. 1:25; Citado em “A Grande Apostasia”, Capítulo IX, item 21, pg. 77)
[4] “A prática da aplicação do batismo às crianças foi reconhecida como ortodoxa no terceiro século e era, sem dúvida, de origem anterior. Numa prolongada disputa de que se era seguro adiar o batismo das crianças até o oitavo dia depois do nascimento – em deferência ao costume judeu de fazer a circuncisão naquele dia – acabou decidindo que tal demora era perigosa, arriscando, arriscando o futuro bem-estar da criança, caso ela morresse antes de atingir a idade de oito dias, e que o batismo deveria ser administrado tão logo quanto possível após o nascimento. (Ver Milner, “Church History”, sec. III, cap. 13). É difícil imaginar doutrina mais infame que a da condenação das crianças não batizadas, e não é preciso procurar prova mais forte das heresias que invadiram e corromperam a Igreja primitiva. Tal doutrina é estranha ao evangelho e a Igreja de Cristo, e sua adoção como dogma essencial é prova da apostasia.” (“A Grande Apostasia”, James E. Talmage, Capítulo VIII, item 14, pg. 67)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Criação (Gênesis 1-2): Parte G (Haja luz)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3) A luz descrita neste versículo não se refere à luz física proveniente do Sol e dos astros luminosos – pois tais são mencionados apenas em versículos posteriores (Gênesis 1:14-18). A luz indicada neste versículo consiste no poder de Deus: em uma energia divina que possibilita a organização e manutenção de toda Criação . Em outras palavras, neste momento inicial da Criação, Deus irradiou sua “luz”, “seu poder”, sua “ordem” sobre a extensão na qual seria criada a Terra. A luz de Deus é a fonte primária de toda luz [1]. Essa energia divina é conhecida como “Espírito de Deus” ou “Luz de Deus”. As escrituras da restauração chamam-na de “Luz de Cristo”[2]. É uma manifestação da glória de Deus [3]. A Luz de Cristo é uma “energia divina, poder ou influência [4] que procede de Deus através de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. É a lei pela qual todas as coisas são governadas no céu e na Terra ( D&C 88:6–13 ). Ela també

O homem herdou, de sua vida pré-mortal, sua identidade e seu caráter - parte 1

Texto: Esdras Kutomi O que define o caráter e personalidade de uma pessoa? Para algumas pessoas, é tudo uma questão genética. Para outros, é uma questão do meio em que uma pessoa nasceu. Bem, gêmeos idênticos podem apresentar uma personalidade diferente, mesmo sendo criados de forma semelhante pelos mesmos pais. Conheço casos de crianças que foram criados nos mais terríveis meios, em que algumas foram presas, outras morreram, e outras deixaram tudo para trás e possuem uma vida totalmente diferente (e melhor!) do que de onde vieram. Ainda existem muitas questões sobre esse assunto. Mas para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe muito mais do que o mundo conhece. Acreditamos que, mesmo antes do homem nascer (ou mulher), ele já existia. Nesse tópico, espero poder falar algumas coisas sobre nossa identidade. E lembrem-se: eu não sou um porta-voz oficial da Igreja, portanto, posso me enganar em algumas coisas! Então, se o homem e a mulher

Meus 4 discursos favoritos de Elder Robert D. Hales

Com grande tristeza, durante a última sessão de Conferência Geral de outubro de 2017, recebemos a notícia de que Élder Robert D. Hales falecera. O Élder Robert D. Hales foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 2 de abril de 1994. Desde então, tem discursado durante as Conferências Gerais. Revi seus discursos que se encontram no site da Igreja , e relembrei com gratidão seus muitos ensinamentos. Porém, entre todos os seus discursos, há quatro que se destacam. Evidentemente se destacam pra mim. Talvez, se vocÊ tivesse que escolher quatro discursos - entre todos os dados pro Élder Hales, escolheria outros. Ainda assim, permita-me apresentar os meus favoritos: Ser um Cristão mais cristão No primeiro discurso , dado na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Élder Hales ensina o que significa ser um verdadeiro cristão. Ele também diz o que significa tomar sobre nós o nome de Cristo. Ele explic