Pular para o conteúdo principal

A Criação (Gênesis 1-2) - Parte C

No princípio criou Deus o céu e a terra. (Gênesis 1:1)

DEUS - Em 80% das passagens das obras-padrão "Deus" refere-se ao Senhor Deus - o Todo-Poderoso, Criador dos Céus e da Terra. Deus é um ser glorioso, majestoso, poderoso. Deus é (1) um ofício, (2) uma posição de liderança especial passível de adoração, e também é (3) uma condição. O verdadeiro Deus reúne esses três elementos. 

Ofício. A Trindade é formada por três deuses: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. É próprio chamar a cada um desses distintos personagens de Deus Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito . Às vezes as escrituras se referem ao Pai como Nosso Deus (Gálatas 4:3-7) e às vezes ao Senhor Jesus Cristo como Deus (Judas 1:25, 2 Néfi 9:3-4). Por serem unos em todas as coisas (exceto no que tange ao corpo) o Filho comumente fala em lugar do Pai (João 14:7-11). Todavia, os três tem funções divinas diferentes. Portanto, Deus é um oficio do sacerdócio para aqueles que pertencem ao Quórum da Trindade.

O profeta Joseph Smith ensinou: “Sempre declarei que Deus é uma pessoa distinta, Jesus Cristo é uma pessoa separada e distinta de Deus, o Pai e que o Espírito Santo é uma pessoa distinta e é Espírito: E esses três constituem três pessoas distintas e três Deuses” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith – “Deus, o Pai Eterno”, pg. 45).
Como membros da Trindade, os Deuses que compõem este quorum possuem certas qualidades e atributos extraordinários. São cheios de virtude, verdade, graça e luz. Imutabilidade, Justiça, Poder, Domínio e Sabedoria são alguns de suas características divinas.

Deus é uma posição de liderança peculiar passível de adoração. O diabo, por exemplo, é chamado de deus. Quando nos referimos ao diabo e a outros seres que não sejam membros da Trindade ou estejam na condição de seres exaltados, escrevemos a palavra "deus" com a primeira letra em minúsculo, pois embora seja chamados deuses, não são onipotentes, oniscientes ou onipresentes - muito menos cheios de graça, misericórdia e justiça.

É valido lembrar que Satanás se impôs como deus deste mundo (Lucas 4:5-7). E durante a história humana na mortalidade, Ele, o deus da falsidade, sussurrou mentiras aos homens fazendo com que, devido a natural necessidade de adorar que todos temos, a idolatria fosse instituída. Falsos deuses foram criados – representando as forças da natureza e as virtudes e características humanas. Muitas vezes esses deuses eram representados com obras de arte.

O Senhor não se agrada da idolatria, pois Ele é o Único Deus verdadeiro e vivo. O segundo grande mandamento se refere a isso quando diz: “Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos” (Êxodo 20:4-6).

Os falsos deuses serão destruídos (2 Néfi 12:18-20) e o diabo irá para as trevas exteriores onde há pranto e ranger de dentes (D&C 76:36-38).

Todo deus tem certas características e poderes, que às vezes são tidos como sobrenaturais ou milagrosos – por não serem entendidos pelo senso comum e pela ciência humana. Esses poderes são empregados na liderança e domínio. Satanás, por exemplo, usa seus poderes para enganar os homens neste mundo decaído (2 Néfi 9:9, Êxodo 7:20-22)

Condição. Deus também é uma condição. Como somos filhos de Deus podemos nos tornar como Ele. Se obtivermos vida eterna seremos deuses (Salmos 82:6). Aqueles que têm Vida Eterna são chamados deuses (D&C 132:20), mesmo que ainda precisem desenvolver atributos para chegar a plenitude na qual já se encontra o Pai. Aqueles que entram para exaltação poderão ser como o Pai: tendo todo poder e conhecimento – os atributos de um verdadeiro Deus.

Deus é um título mais comum para o Pai e o Filho, assim como Senhor – diferentes de outros títulos e nomes como Eloim, Jeová e Santo de Israel – mais raros nas escrituras e mais sagrados. Todavia, qualquer que seja o título, nome ou pronome, deve haver cautela e reverência no uso quando nos referimos ao Único Deus. O mandamento de não tomar o nome do Senhor em vão (Êxodo 20:7) inclui cuidado não só na pronúncia de todos os títulos e nomes do Senhor, mas em zelo constante na adoração e para que não haja blasfêmia e hipocrisia nas atitudes dos que tomam sobre si o nome de Deus.

O Deus que criou a TerraNo princípio, o cabeça dos Deuses convocou um conselho dos Deuses; e estes se reuniram e engendraram (prepararam) um plano para criar o mundo e povoá-lo. " ( Joseph Smith, Ensimamentos do Profeta Joseph Smith, p. 341)
Foi Jesus Cristo, nosso Redentor, quem, sob a orientação do Pai, desceu e organizou a matéria e fez este planeta (...) É verdade que Adão ajudou a formar esta Terra, trabalhando com nosso Salvador Jesus Cristo. Tenho uma forte impressão ou convicção de que havia outros que também ajudaram. Quem sabe Noé e Enoque; e por que não Joseph Smith, e os designados para governantes, antes de a Terra ser formada? (...)
A criação descrita em Gênesis não foi uma criação em espírito, mas, em certo sentido, uma criação espiritual (...) O relato em Gênesis, capítulos um e dois descrevem a criação física da Terra e de tudo o que sobre ela. Há, porém, esta criação não estava sujeita à lei mortal, até depois da queda. Foi, portanto, uma criação espiritual, e assim se conservou até depois da queda, quando se tomou temporal, ou mortal" (Joseph Fielding Smith,Doutrinas de Salvação, voI. I, pg 81-83, 85)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Criação (Gênesis 1-2): Parte G (Haja luz)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3) A luz descrita neste versículo não se refere à luz física proveniente do Sol e dos astros luminosos – pois tais são mencionados apenas em versículos posteriores (Gênesis 1:14-18). A luz indicada neste versículo consiste no poder de Deus: em uma energia divina que possibilita a organização e manutenção de toda Criação . Em outras palavras, neste momento inicial da Criação, Deus irradiou sua “luz”, “seu poder”, sua “ordem” sobre a extensão na qual seria criada a Terra. A luz de Deus é a fonte primária de toda luz [1]. Essa energia divina é conhecida como “Espírito de Deus” ou “Luz de Deus”. As escrituras da restauração chamam-na de “Luz de Cristo”[2]. É uma manifestação da glória de Deus [3]. A Luz de Cristo é uma “energia divina, poder ou influência [4] que procede de Deus através de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. É a lei pela qual todas as coisas são governadas no céu e na Terra ( D&C 88:6–13 ). Ela també

O homem herdou, de sua vida pré-mortal, sua identidade e seu caráter - parte 1

Texto: Esdras Kutomi O que define o caráter e personalidade de uma pessoa? Para algumas pessoas, é tudo uma questão genética. Para outros, é uma questão do meio em que uma pessoa nasceu. Bem, gêmeos idênticos podem apresentar uma personalidade diferente, mesmo sendo criados de forma semelhante pelos mesmos pais. Conheço casos de crianças que foram criados nos mais terríveis meios, em que algumas foram presas, outras morreram, e outras deixaram tudo para trás e possuem uma vida totalmente diferente (e melhor!) do que de onde vieram. Ainda existem muitas questões sobre esse assunto. Mas para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe muito mais do que o mundo conhece. Acreditamos que, mesmo antes do homem nascer (ou mulher), ele já existia. Nesse tópico, espero poder falar algumas coisas sobre nossa identidade. E lembrem-se: eu não sou um porta-voz oficial da Igreja, portanto, posso me enganar em algumas coisas! Então, se o homem e a mulher

Meus 4 discursos favoritos de Elder Robert D. Hales

Com grande tristeza, durante a última sessão de Conferência Geral de outubro de 2017, recebemos a notícia de que Élder Robert D. Hales falecera. O Élder Robert D. Hales foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 2 de abril de 1994. Desde então, tem discursado durante as Conferências Gerais. Revi seus discursos que se encontram no site da Igreja , e relembrei com gratidão seus muitos ensinamentos. Porém, entre todos os seus discursos, há quatro que se destacam. Evidentemente se destacam pra mim. Talvez, se vocÊ tivesse que escolher quatro discursos - entre todos os dados pro Élder Hales, escolheria outros. Ainda assim, permita-me apresentar os meus favoritos: Ser um Cristão mais cristão No primeiro discurso , dado na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Élder Hales ensina o que significa ser um verdadeiro cristão. Ele também diz o que significa tomar sobre nós o nome de Cristo. Ele explic