Pular para o conteúdo principal

A Criação (Gênesis 1-2) - Parte B

No princípio criou Deus o céu e a terra. (Gênesis 1:1)

CRIOU Deus é o Criador do Universo. Alma, antigo profeta nefita, ao enfrentar um filosofo anti-cristo chamado Corior, que exigia um sinal extraordinário como prova da existência de Deus, disse: “Tu já tiveste muitos sinais; queres ainda tentar a teu Deus? Queres ainda que te mostre um sinal, quando tens o testemunho de todos estes irmãos, assim como o dos santos profetas? As escrituras estão diante de ti, sim, e todas as coisas mostram que existe um Deus; sim, até mesmo a Terra e tudo que existe sobre a sua face, sim, e seu movimento, sim, e também todos os planetas que se movem em sua ordem regular testemunham que existe um Criador Supremo.” (Alma 30:44)

Assim aprendemos que há um Criador pelo (1) testemunho dos irmãos da Igreja e dos santos profetas; (2) pelas escrituras; e (3) ao contemplar à própria Criação – a Terra e os Céus. [1] Podemos adquirir um conhecimento real sobre o Criador e Seu Plano misericordioso que envolveu a Criação deste belo lar terreno para nosso beneficio eterno.

A criação não foi um acidente. A Terra não foi criada por acaso e a humanidade não surgiu pela combinação acidental de certos elementos ao longo de milhões de anos. Um escritor ponderou:

“Quando você puder jogar um monte de tijolos numa esquina, e eu puder observá-los organizarem-se para formar uma casa—quando você puder derramar um punhado de molas, rodas e parafusos em minha mesa, e eu puder observá-los juntarem-se para formar um relógio—[então] será mais fácil para mim acreditar que todos esses milhares de mundos poderiam ter sido criados, equilibrados e colocados em movimento em suas diversas órbitas, tudo isso sem a ação de nenhuma inteligência dotada de propósito.

Além disso, se não existe inteligência no universo, então o universo criou algo maior do que ele próprio, pois ele criou você e eu”. (Bruce Barton, E. Ernest Bramwell, comp. Old Testament Lessons [curso do seminário de 1934], pg. 4)

O Elder Russell M. Nelson declarou:
“Testifico que a Terra e toda a vida que nela existe são de origem divina. A Criação não aconteceu por acaso. Ela não foi feita do nada. E não é por mero acaso que a mente humana e as mãos humanas são capazes de construir edifícios ou criar computadores. Foi Deus quem nos fez, não nos criamos a nós mesmos. Somos o Seu povo! A própria Criação testifica a existência de um Criador. Não podemos negar o que há de divino na Criação. Sem nosso grato reconhecimento da mão de Deus na Criação, seríamos tão insensíveis em relação a nosso provedor quanto os peixinhos de um aquário. Com profunda gratidão, repito as palavras do salmista, que declarou: “Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas” (Salmos 104:24) (“A criação”, Conferência Geral, abril de 2000)

Não temos os detalhes da criação. O Elder Russell M Nelson também disse: “Embora nossa compreensão da Criação seja limitada, sabemos o suficiente para reconhecer seu significado sublime. E esse conhecimento será ampliado no futuro. As escrituras declaram: “No dia em que o Senhor vier, ele revelará todas as coisas – Coisas passadas e coisas ocultas que nenhum homem conheceu, coisas da Terra pelas quais foi feita e seu propósito e seu fim – Coisas muito preciosas, coisas que estão no alto e coisas que estão embaixo, coisas que estão dentro da terra e sobre a terra e nos céus.” (D&C 101:32-34)

Sim, receberemos mais luz e conhecimento. O Senhor disse: “E também, se existem limites determinados para os céus ou para os mares, ou para a terra seca, ou para o sol, lua, ou estrelas – Todos os tempos de suas revoluções, todos os dias, meses e anos (…); e todas as suas glórias, leis e tempos determinados serão revelados nos dias da dispensação da plenitude dos tempos.”(D&C 121:30-31) (“A criação”, Conferência Geral, abril de 2000)

O motivo pelo qual a Terra foi criada.  Néfi disse simplesmente: “Eis que o Senhor criou a Terra para que fosse habitada; e criou seus filhos para que a habitassem” (1 Néfi 17:36).

Sobre isso o Presidente Dieter F. Uchtdorf, disse: “Nós somos a razão pela qual Ele criou o Universo! (…) Este é um paradoxo do homem: comparado com Deus, o homem não é nada; ainda assim, somos tudo para Deus” (“Você É Importante para Deus”, A Liahona, novembro de 2011, pg. 19).

O fato de sabermos que Jesus Cristo criou a Terra para nós porque somos tudo para o Pai Celestial pode ajudar-nos a aumentar o amor que temos por Eles.

“Quão gratos devemos ser por sabermos que um sábio Criador criou a Terra e nos colocou aqui”, disse o Presidente Thomas S. Monson, “para que passássemos por um período de provação, uma oportunidade de provar-nos, a fim de nos qualificar para tudo o que Deus preparou para nós” (“A Corrida da Vida”, A Liahona, maio de 2012, pg. 90).

O Profeta Brigham Young explicou que “quando o Espírito de revelação de Deus inspira um homem, sua mente se abre para contemplar a beleza, ordem e glória da criação desta Terra e de seus habitantes, o objetivo de sua criação e o propósito de Seu Criador ao povoá-la com Seus filhos. Ele pode, então, claramente entender que nossa existência terrena tem por único objetivo a nossa exaltação e restauração à presença de nosso Pai e Deus. (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, pg. 43)

Quem criou a Terra? Passagens como Moisés 2:1, Abraão 3:22–25, 4:1 e João 1:10 dizem-nos que Jesus Cristo, sob a direção do Pai, criou a Terra. Discutiremos isso mais adiante.

O desejo de criar. O próprio desejo de criar que possuímos é um indicio de que somos filhos de Deus. O Presidente Dieter F. Uchtdorf disse que o “desejo de criar é um dos mais profundos anseios da alma humana. Sejam quais forem nossos talentos, estudos ou nossas habilidades, cada um de nós tem um desejo inato de criar algo."

Ele continuou:

"Talvez alguém diga: “Não sou do tipo criativo. Quando canto, sempre estou meio-tom acima ou abaixo da nota. Não consigo traçar uma reta sem uma régua. E a única utilidade prática para o pão que faço em casa é servir de peso de papel ou segurar a porta”.

Se for assim que você se sente, reconsidere, e lembre-se de que você é um(a) filho(a) espiritual do Ser mais criativo do universo. Não é admirável a ideia de que nosso próprio espírito foi moldado por um Deus infinitamente criativo e eternamente compassivo? Pensem nisto: seu corpo espiritual é uma obra-prima, criada com beleza, funções e capacidades muito além do que podemos imaginar.” (“A felicidade é sua herança”, Conferência Geral Outubro de 2008, https://www.lds.org/general-conference/2008/10/happiness-your-heritage).

O Presidente David O. McKay ensinou que “somos escultores da vida, com a alma bruta diante de nós. Cada um de nós está entalhando uma alma” (In Francis M. Gibbons, David O. McKay, Apostle to the World (Apóstolo para o Mundo), (1986), pg. 228).

A palavra “criar”. O termo hebraico que foi traduzido por “criar” significa “formar”, “moldar”, “elaborar”, sempre se referindo a uma atividade divina. O Profeta Joseph Smith explicou:

“Se perguntardes aos cultos doutores que afirmam que o mundo foi feito do nada, responderão: ‘acaso não diz a Bíblia que ele criou o mundo?’ Eles inferem do verbo criar que deve necessariamente ter sido feito do nada. Bem, a palavra ‘criar’ provém do termo ‘baurau’ , que não significa criar do nada; quer dizer organizar; a mesma coisa como se o homem organizasse materiais e construísse um navio. Dali, deduzimos que Deus dispunha de materiais para organizar o mundo dentre o caos – matéria caótica, que é elemento, e no qual habita toda a glória. O elemento existe, desde que ele próprio (Deus) existe. Os puros princípios de elemento são indestrutíveis; podem ser organizados, reorganizados, mas nunca destruídos. Não tiveram um inicio e não poderão ter um fim (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pg. 341-342).

___________

[1] O testemunho dos santos e dos profetas é adquirido quando, após se ter contato com a Palavra de Deus (através da pregação, leitura de escrituras ou ministração angelical: Romanos 10:17, Alma 37:9, Alma 27:14-15), uma pessoa busca diligentemente (D&C 88:63), com grande desejo (1 Néfi 1:16) e real intenção à verdade (Morôni 10:4). Então, o Espírito Santo, que ensina a “verdade de todas as coisas” revela o mistério (1 Néfi 10:19). Alma contou sua experiência: “Eis que eu vos digo que elas me foram mostradas pelo Santo Espírito de Deus. Eis que jejuei e orei durante muitos dias, a fim de saber estas coisas por mim mesmo. E agora sei por mim mesmo que são verdadeiras, porque o Senhor Deus mas revelou por seu Santo Espírito; e este é o espírito de revelação que está em mim” (Alma 5:46).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Criação (Gênesis 1-2): Parte G (Haja luz)

E disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gênesis 1:3) A luz descrita neste versículo não se refere à luz física proveniente do Sol e dos astros luminosos – pois tais são mencionados apenas em versículos posteriores (Gênesis 1:14-18). A luz indicada neste versículo consiste no poder de Deus: em uma energia divina que possibilita a organização e manutenção de toda Criação . Em outras palavras, neste momento inicial da Criação, Deus irradiou sua “luz”, “seu poder”, sua “ordem” sobre a extensão na qual seria criada a Terra. A luz de Deus é a fonte primária de toda luz [1]. Essa energia divina é conhecida como “Espírito de Deus” ou “Luz de Deus”. As escrituras da restauração chamam-na de “Luz de Cristo”[2]. É uma manifestação da glória de Deus [3]. A Luz de Cristo é uma “energia divina, poder ou influência [4] que procede de Deus através de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. É a lei pela qual todas as coisas são governadas no céu e na Terra ( D&C 88:6–13 ). Ela també

O homem herdou, de sua vida pré-mortal, sua identidade e seu caráter - parte 1

Texto: Esdras Kutomi O que define o caráter e personalidade de uma pessoa? Para algumas pessoas, é tudo uma questão genética. Para outros, é uma questão do meio em que uma pessoa nasceu. Bem, gêmeos idênticos podem apresentar uma personalidade diferente, mesmo sendo criados de forma semelhante pelos mesmos pais. Conheço casos de crianças que foram criados nos mais terríveis meios, em que algumas foram presas, outras morreram, e outras deixaram tudo para trás e possuem uma vida totalmente diferente (e melhor!) do que de onde vieram. Ainda existem muitas questões sobre esse assunto. Mas para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe muito mais do que o mundo conhece. Acreditamos que, mesmo antes do homem nascer (ou mulher), ele já existia. Nesse tópico, espero poder falar algumas coisas sobre nossa identidade. E lembrem-se: eu não sou um porta-voz oficial da Igreja, portanto, posso me enganar em algumas coisas! Então, se o homem e a mulher

Meus 4 discursos favoritos de Elder Robert D. Hales

Com grande tristeza, durante a última sessão de Conferência Geral de outubro de 2017, recebemos a notícia de que Élder Robert D. Hales falecera. O Élder Robert D. Hales foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 2 de abril de 1994. Desde então, tem discursado durante as Conferências Gerais. Revi seus discursos que se encontram no site da Igreja , e relembrei com gratidão seus muitos ensinamentos. Porém, entre todos os seus discursos, há quatro que se destacam. Evidentemente se destacam pra mim. Talvez, se vocÊ tivesse que escolher quatro discursos - entre todos os dados pro Élder Hales, escolheria outros. Ainda assim, permita-me apresentar os meus favoritos: Ser um Cristão mais cristão No primeiro discurso , dado na Conferência Geral de Outubro de 2012, o Élder Hales ensina o que significa ser um verdadeiro cristão. Ele também diz o que significa tomar sobre nós o nome de Cristo. Ele explic